DICAS NUTRICIONAIS

CONHEÇA 11 ALIMENTOS QUE DERRUBAM O COLESTEROL

    Evitar frituras, maneirar na carne vermelha e, de preferência abolir os pacotes de salgadinhos industrializados da dieta. Essas são algumas das recomendações para manter o colesterol ruim, aquele que entope as artérias no seu devido lugar. 
     Mas o segredo não está apenas no que você deixa de comer, existem alimentos que favorecem a eliminação dessa gordura e contribuem para a integridade da saúde cardiovascular.

Segue abaixo uma lista com 11 alimentos mais eficientes para diminuir o colesterol ruim.



1 Aveia - O mérito é da betaglucana, um tipo de fibra solúvel que inibe a síntese do colesterol. A recomendação diária de fibras varia entre 20 e 30 gramas, sendo de 5 a 10 gramas solúveis. 




2 Soja - Seus grãos e derivados carregam uma proteina que auxilia a excreção de ácidos biliares no intestino, uma boa , porque eles são ricos em colesterol. Além disso o consumo desse alimento redus a oxidação do LDL, o colesterol maléfico. A ingestão diária deve ser de 25 gramas dia. O que equivale a cerca de 2 colheres de sopa de proteína texturizada.


3 Fitoesteróis -  Você encontra margarinas, iogurtes e leites enriquecidos com a molécula vegetal, que, também está presente na soja.Sua grande vantagem é diminuir a absorção do colesterol ingerido. Coma duas porções desses prdutos por dia.


 4 Cevada - A exemplo da aveia, o que sobressai aqui são as fibras. Elas marcam presença em todos os grãos integrais, como o farelo de trigo, a semente de linhaça e o gergelim. Essa turma ainda favorece vitaminas e minerais importantes, principalmente vitamina B e selênio.



 5 Peixes Gordos - Neste grupo entram o salmão a sardinha, o arenque, a cavala e o atum, Entre seus ingredientes está o ômega-3 que ajuda bo coração de duas maneiras: substitui as gorduras e aplacaos efeitos do mau colesterol. Lembre-se de incluir esses pescados no cardápio duas ou três vezes na semana.


6 Feijão -  Pesquisas mostram que é possível reduzir em até 10% os níveis de LDL comendo a leguminosa diariamente. O motivo está na ótima concentração de fibras que há no feijão. Sem falar que o feijão é uma ótima fonte de proteína e aumenta a sensação de saciedade.



7 Oleagenosas - Castanhas, Nozes e amêndoas estão cheias de gorduras monoinsaturadas. Muitos estudos apontam que, além de reduzir as moléculas gordurosas nocivas é capaz de elevar o HDL, "colesterol bom". Outra boa fonte é o azeite de oliva.
 


 8 Berinjela e Quiabo - Se você é daqueles que torce o nariz para essa dupla, é hora de repensar suas preferências. Ambos os vegetais possuem baixíssimo valor calórico e substâncias antioxidantes. De quebra, são boas fontes de fibras solúveis.
 






 
9 Óleos Vegetais -  De soja, milho ou girassol, eles guardam bastante ômega-6, uma gordura poli-insaturada famosa por reduzir os níveis de colesterol duas colheres de sopa de um desses óleos ao dia são suficientes para controlar a produção de LDL.




10 Maçã, morango e frutas cítricas -  Essas frutas são ricas em pectina, outro tipo de fibra solúvel que contribui para a eliminação do colesterol. Elas também estão repletas de vitaminas e antioxidantes, verdadeiros protetores das células.



11 Suplementos de fibras - No Brasil, esses produtos são mais recomendados para quem te o intestino preguiçoso. Mas, nos Estados Unidos, eles já são usados para deixar as artérias mais relaxadas. Mas lembrando sempre é preferível adotar uma  dieta equilibrada antes de recorrer ao s suplementos.



Fonte: Saúde!é vital. 




SAIBA OS BENEFÍCIOS DA PÊRA, A FRUTA QUE AJUDA A COMBATER A GORDURA LOCALIZADA


   Saciedade, combate à gordura localizada e redução da vontde de comer doce. Por esses três benefícios a pêra é uma fruta que não deve faltar nas compras de quem quer emagrecer. Rica em sais minerais, comno potássio, sódio, ferro, cálcio e mangnésio, vitaminas A, C e do complexo B ela tem o dobro de fibras da maçã e é uma ótima fonte de pectina. Essa fibra equilibra a velocidade de absorção de áçucar no organismo, controla a fome e regula os níveis de colesterol, assim a energia é consumida bem lentamente, dando tempo das gorduras estocadas serem usadas como fontes energéticas, ou seja, queima as gorduras. E se o problema é a gordura localizada, a pêra também pode ajudar. A fruta ainda é rica em vitamina C, que produz carnitina, uma molécula que combate o acúmulo de gordura. E como se não bastasse a pêra também possui um açúcar chamado de levulose, um poderoso adoçante que chega a ser 50% mais potente que os outros. Por isso reduz a vontade de comer doces, diminuindo o consumo de calorias. Como a levulose entra de maneira lenta no sangue, o organismo não precisa liberar insulina para controlar os níveis de glicose. Sem insulina a digestão fica mais lenta e a fome diminui.

Fonte: Revista Suplementação.


Suco de beterraba


     Suco de beterraba promove a formação de células vermelhas do sangue, apesar do fato de que o teor de ferro em beterraba vermelha não é muito grande, e melhora o sangue. Um aspecto positivo é que de beterraba em sua composição com mais de 50% de sódio e cálcio 5%, e esta razão contribui para uma melhor solubilidade do cálcio acumulada nos vasos do consumo de alimentos cozidos. Especialmente mostrado que o suco para as mulheres.
      Em uma mistura de cenoura com sua necessidade de beber pelo menos 500 ml por dia.          Percebe-se que o uso único de suco de beterraba, no valor de um vidro pode causar tonturas leves e até mesmo náuseas. Portanto, em primeiro lugar, é recomendável beber suco de beterraba misturado com cenoura, esta deve prevalecer sobre muito de beterraba. Aos poucos, reduzir a quantidade de suco de cenoura e beterraba aumentado para o tempo que o corpo não vai tolerar ação melhor limpeza. 
   Sabe-se que o suco de beterraba é muito útil para os distúrbios menstruais. Nesses momentos, ele deve ser consumido em pequenas quantidades (50-100 ml), duas ou três vezes por dia.
   Um efeito muito mais rápido e sustentado é o consumo de suco de beterraba na síndrome da menopausa não pode ser dito sobre a ação das drogas e hormônios, receitados por médicos.   Suco de beterraba é especialmente útil para varizes, tromboflebite e coágulos no sangue, hipertensão e diversas anormalidades cardíacas deyatelnosti.Kak potássio conhecido é o alimento para todas as funções fisiológicas, e de beterraba vermelha que contém até 20%.
Uma excelente maneira de limpar o fígado, rins e vesícula biliar é o cloro, que está em beterraba vermelha de 8%. Suco de beterraba misturado com cenoura fornece um alto conteúdo de fósforo e enxofre, potássio e outros metais alcalinos. Vitamina A, que também é muito nesta mistura, fornece uma estrutura natural das células do sangue.  


LEIA O RÓTULO DOS ALIMENTOS




Verifique a lista de ingredientes de tudo que você compra. 
Fique sempre atento as quantidades de  Calorias Kcal, Sódio, Gorduras Totais, Saturadas e Colesterol quanto menor a quantidade melhor. 





UMA COISA POR VEZ

Durante as refeições , concentre-se em comer. Pesquisas comprovam que as pessoas que comem enquanto navegam na internet, trabalham ou assistem televisão comem mais do que as que se alimentam sem distrações, apenas porque não estão focadas no ato de comer.

COZINHE COM ALHO


O consumo diário de dois ou três dentes de alho pode reduzir em 25% o risco de derrame e infarto. O alho contem substâncias que baixam a pressão sanguínea, reduzem o nível de colesterol , previnem a formação de coágulos e estimulam a imunidade. Esmague o alho em pilão ou corte em fatias. Para que suas substâncias ativas não sejam destruídas pelo calor, junte o alho no final do cozimento ou consuma-o em molhos de salada.




BEBA MUITA ÁGUA

Beba um copo de água ao acordar e outro antes de ir para cama. No trabalho mantenha uma garrafa com água por perto e beba-a ao longo do dia. Na academia a receita é a mesma. Carregue uma garrafa de água e hidrate-se entre os exercícios.